Inspiração pode dobrar a produtividade no trabalho

Será que um profissional satisfeito financeiramente entrega o mesmo resultado do que aquele que também se sente inspirado pela empresa na qual trabalha? Muitas consultorias de recursos humanos já avaliaram por meio de pesquisas de mercado e constataram que o resultado é “não”. Os dados apontaram, inclusive, que os funcionários inspirados entregaram o dobro de…

Demissão Humanizada

O processo de demissão ainda é uma etapa bastante delicada e pouco priorizada no ambiente corporativo. Porém, trata-se de uma questão que merece muita atenção e que deve ser conduzida de forma mais cuidadosa por todos os contratantes. Afinal, uma experiência ruim de desligamento de um colaborador pode trazer impactos negativos à reputação da empresa,…

Empregabilidade acima dos 50 anos

Você já pensou em contar com profissionais de 50 anos ou mais em sua empresa ou departamento? Se a resposta for não, sugiro que você passe a repensar esta questão. Afinal, muitas companhias já estão revendo os seus conceitos em relação às restrições de faixa etária e estão contratando mais profissionais a partir de 50…

People Analytics

“A tomada de decisão baseada em dados é aquela que pode oferecer o melhor resultado possível, com maior assertividade, para qualquer área de um negócio. Na gestão de recursos humanos não é diferente. Para isto, foi criada a metodologia conhecida como People Analytics, que se trata do processo de coleta e análise de dados voltado…

A Era da Experiência do Colaborador

A “experiência do colaborador” passou a ser um conceito cada vez mais estudado e implementado pelas equipes de Recursos Humanos dentro das empresas, sendo uma jornada com início já no processo seletivo e que segue até o desligamento do funcionário. Para esta nova realidade, muitas mudanças e ajustes na cultura e no clima organizacional da…

Do VUCA ao BANI

Se recentemente o conceito VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) – em tradução livre para o português “Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo” – ganhava popularidade, mesmo tendo sido criado nos anos 1980, a pandemia provocada pelo corona vírus acelerou a mudança do cenário e um novo acrônimo passou a fazer mais sentido. Toda a imprevisibilidade…